(61) 3344-4386 [email protected]

A ANAUNI representada por sua presidente Dra. Márcia David prestigiou a abertura do XIV Congresso Brasileiro de Procuradores Municipais, que aconteceu na Ópera de Arame, em Curitiba (PR). O evento, que contou com a presença de mais de 600 espectadores, entre procuradores vindos de todo país, autoridades locais e nacionais e convidados, acontece até esta sexta-feira (24).

Entre as autoridades presentes estavam o presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais – ANPM, Carlos Mourão, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o procurador de Curitiba e coordenador geral do XIV CBPM Miguel Kalabaide, o ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná Jaime Lerner; o procurador de Juiz de Fora (MG) e Coordenador Científico do XIV CBPM, Eduardo de Souza Floriano, e o juiz federal Sérgio Moro.

Em seu discurso, o presidente Carlos Mourão declarou: “não podemos aceitar que prefeituras optem por não ter procuradorias estruturadas, contratando comissionados. A porta de entrada da grande corrupção está nos pequenos municípios”.

Durante a programação, foi exibido um documentário produzido pela ANPM sobre Algacir Teixeira de Lima – procurador do município de Chopinzinho (Sudoeste do Paraná) assassinado em 2015 a mando do então prefeito da cidade Leomar Bolzani. Após o vídeo subiu ao palco a esposa de Algacir, Maristela Bodanese Teixeira de Lima, e as duas filhas, para receber o prêmio Raymundo Faoro. A entrega foi feita pelo presidente da entidade.

Outro destaque da noite foi a apresentação do juiz federal Sérgio Moro. Moro iniciou sua palestra “A ação preventiva no combate à corrupção” afirmando que a corrupção é uma das coisas que mais afeta a rotina dos brasileiros e destacou que Operação Lava Jato tem hoje 60 ações penais, com 157 pessoas já condenadas. Além disso, comentou ser inadmissível a existência de procuradores não concursados em alguns municípios.

*com informações assessoria ANPM

 

anpm