(61) 3344-4386 [email protected]

Nesta última sexta-feira (05 de maio) o associado da ANAUNI André Luiz de Almeida Mendonça foi agraciado com MAXIMA CUM LAUDE em sua defesa de tese de doutoramento em “Estado de Derecho y Gobernanza Global” perante a Universidade de Salamanca.  A tese que recebeu a mais alta honraria tem como título: “Sistema de Principios para la recuperación de activos procedentes de la corrupción” tendo na banca que a aprovou os professores Doutores Agustín Jesús Pérez-Cruz Martín, Luz Estela Nagle e Eduardo Ángel Fabián Caparrós e como orientador o Diretor do Programa de Doutorado, professor Nicolás Rodríguez García.

O evento da defesa contou com a presença dos Advogados da União doutorandos da mesma Universidade Vanir Fridriczewski e Cláudio de Castro Panoeiro e a ANAUNI foi representada por seu Diretor de Comunicação Caio Alexandre Wolff.

A Universidade de Salamanca foi fundada em 1218 e é uma instituição pública. Com quase 40 mil estudantes, foi a quarta instituição de ensino superior fundada na Europa, depois somente das Universidades de Bolonha, Oxford e Paris. Um convênio assinado entre a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Universidade de Salamanca na Espanha tem permitido a qualificação de diversos profissionais da área jurídica da Instituição na área de combate à corrupção (clique aqui para ver cópia do convênio).

Por ocasião da defesa, o Dr. André enfatizou a correlação entre a pesquisa realizada e as atividades do Departamento de Patrimônio Público e Probidade da PGU “Não se trata de uma conquista pessoal. É também familiar e institucional. Ouvir de professores da Espanha e Estados Unidos o reconhecimento com o trabalho do Grupo Proativo da AGU, que serviu de inspiração para a tese, foi extremamente gratificante. Estaremos atentos para que esse trabalho não se perca.”

No ano de 2014, o mesmo Advogado da União já havia siso homenageado pela mesma universidade recebendo o “Prêmio Extraordinário de Mestrado”  por sua pesquisa até então (http://www.agu.gov.br/noticia/vice-diretor-da-escola-da-agu-recebe-premio-especial-na-universidade-de-salamanca).