(61) 3344-4386 [email protected]

Na noite da última sexta-feira (15) a ANAUNI promoveu a solenidade e festa de posse da diretoria eleita para o biênio 2019/2021 da associação. O evento, que foi realizado no Clube Naval, em Brasília, contou com a presença de associados e seus familiares, representantes da Advocacia-Geral da União e autoridades. Entre os presentes, o ex-ministro da Justiça e Advogado-Geral da União, José Eduardo Cardozo; o atual Advogado-Geral da União, André Mendonça; o Secretário-Geral de Consultoria, Renato de Lima França; a Secretária-Geral de Contencioso, Izabel Vinchon Nogueira; o Consultor-Geral da União, Arthur Cerqueira Valério; o Procurador-Geral da União, Vinícius Torquetti Domingos Rocha; o presidente do SINPROFAZ e do Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal, Achilles Frias; a Diretora de Relações Institucionais da ANPM, Dayse Maria Andrade; e a Presidente da ANAJUR, Ruth Jehá Miller.

Iniciando os discursos, o Advogado-Geral da União, André Mendonça, destacou a importância da ANAUNI nos momentos mais importantes da Advocacia-Geral da União. “Para quem não sabe a ANAUNI foi fundamental para a preservação da integridade, da competência e da permanência da AGU na realização dos acordos de leniência. A ANAUNI, na gestão da Márcia, demonstrou maturidade e coragem, presteza, força e integridade num dos momentos mais difíceis que eu vivenciei. Foi uma virada de página nas relações entre a AGU, CGU e TCU. Então, meu muito obrigado pela postura que a ANAUNI teve na defesa dos nossos diretos e das nossas prerrogativas”. O AGU também falou sobre seu intento de fazer uma AGU mais forte, deixando um novo marco constitucional e preparando novas lideranças dentro da instituição: “Direção da ANAUNI, nos ajudem a construir um Estado brasileiro mais forte, colegas Advogados da União nos ajudem a construir esse país, não por mim, não pela nossa gestão, mas por todos nós e por aqueles que virão depois de nós. Meus mais profundos parabéns, sucesso, é uma honra estar aqui com vocês”.

Em pronunciamento de agradecimento a presidente reeleita da ANAUNI, Márcia Bezerra David, ressaltou o respeito e o amadurecimento da gestão anterior e suas conquistas. “Quero destacar o aumento do nosso quadro de associados, a modernização dos serviços e a reaproximação com as demais entidades da Advocacia Pública Federal. Esse, sem dúvida, é o maior legado da gestão que se encerra. Temos nossas particularidades, mas somos parte de um todo. Aqui, novamente, vale a máxima de que com respeito todos ganham. O Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal é um grande exemplo disso”. A presidente da ANAUNI discorreu sobre o que esperar para os próximos anos, dentro do contexto de um novo modelo de política pública. “A mudança, legítima, já nos trouxe reflexos. A fusão de muitos ministérios refletiu diretamente na nossa vida e exigiu da recente equipe da AGU muito diálogo. Sabemos que outras mudanças estruturais estão na agenda do Governo, e como Advogados Públicos devemos defender essas políticas, mas como Associação de Classe vamos atuar para comprovar que, ao fim e ao cabo, quando em demasia, são prejudiciais ao Estado Brasileiro. Não se constrói um Estado forte sucateando suas instituições e apequenando seus profissionais”. E acresceu o papel da ANAUNI neste contexto: “Uma parceira para alavancar a AGU, uma voz crítica se houver violações de prerrogativas, e uma amiga para os momentos de descontração.”

Segundo o Vice-Presidente, Tiago Bacelar, o momento é de grande expectativa. “É com muita esperança que assumimos uma função na nova diretoria. A nossa missão e compromisso será de lutar pela carreira de Advogado da União. Acreditamos na equipe e contamos com o apoio daqueles que nos aclamaram na eleição”, afirmou.

Para o Diretor de Comunicação Adjunto, Raimundo Rômulo Monte da Silva, a nova diretoria possui objetivos definidos. “Trata-se da primeira diretoria que traz nos quadros os colegas do último concurso, de 2015. A despeito disto, compreendemos muito bem a conformação atual da Advocacia-Geral da União, seus diagnósticos e necessidades. Esperamos ter bastante disposição para enfrentar os desafios que se avizinham, demonstrando o nosso valor, e conferindo à ANAUNI uma gestão à altura da relevância da carreira de Advogado da União”.

Os Advogados da União da nova diretoria e suas respectivas funções são – Presidente: Márcia Bezerra David (PRU4); Vice-Presidente: Tiago Bacelar Aguiar Carvalho (CJU/PI); Secretária-Geral: Karina Nathércia Sousa Lopes (PGU); Secretário-Geral Adjunto: Lucas Gasperini Bassi (PSU/Campinas); Diretor Financeiro: Eliardo Soares Moraes (CONJUR/Transportes); Diretor Financeiro Adjunto: Diego Pederneiras Moraes Rocha (PGU); Diretor Administrativo: Caio Alexandre Wolff (PSU/Blumenau); Diretor Administrativo Adjunto: Filipe de Oliveira Cirqueira (CONJUR/MS); Diretor de Atividades Legislativas: Tobias Morato Teixeira (PRU1); Diretor de Atividades Legislativas Adjunto: Rafael Formolo (PGU); Diretor Jurídico: Luiz Augusto Zamuner (PSU/Campinas); Diretor Jurídico Adjunto: Clovis dos Santos Andrade (PGU); Diretor de Comunicação: Marcos Vinicius Pereira Castro (PU/MG); Diretor de Comunicação Adjunto: Raimundo Rômulo Monte da Silva (CJU/AM); Diretor Social: Erik Noleta Kirk Palma Lima (PRU1); Diretora Social Adjunta: Beatriz Basso (PRU3); No Conselho Fiscal – Membro titular: Gleiton Pereira Barbosa (ASJUR/SEAD); Membro titular: Bruno Moreira Fortes (CJU/PR); Membro titular: Rogério Antônio Dornelas Câmara Sother (PRU5); Suplente: Fernando Ferreira Baltar Neto (CJU/PB); Suplente: Sabrina Fontoura da Silva (PRU4).

REUNIÃO DE DIRETORIA – No dia 16 foi realizada no Manhattan Plaza Hotel a primeira reunião da Diretoria da ANAUNI – biênio 2019 – 2021. Entre os diversos assuntos na pauta, as futuras atuações nas áreas judicial, legislativa, financeira, administrativa e de comunicação, além do alinhamento dos interesses associativos.

*confira a galeria de fotos da festa: site / fanpage 
*confira a galeria de fotos da reunião: site / fanpage