(61) 3344-4386 [email protected]

Foi realizada nessa quinta-feira (21), no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, sessão solene proposta pelo deputado federal Alessandro Molon (PSB -RJ), em homenagem ao Dia Nacional da Advocacia Pública, comemorado no dia 7 de março.

A ANAUNI esteve representada pela sua presidente Márcia David, e pelos diretores adjuntos: Filipe de Oliveira (administrativo), Clovis dos Santos (jurídico) e Diego Pederneiras (financeiro). A presidente destacou em seu discurso: “como nós estamos no mês da mulher, eu gostaria de fazer um registro muito importante que foi aprovado nessa semana no Conselho Federal da OAB uma súmula que vai vedar a inscrição de agressores contra mulheres nos quadros da instituição. Nós já somos mais ou muito próximo de 50% de mulheres no âmbito da AGU; nós já somos a maioria na sociedade e nós não podemos fechar os olhos para esse tipo de tratamento e de realidade da mulher brasileira. Então, eu cumprimento a mesa na pessoa da Dra. Izabel Vinchon, os deputados na pessoa da Dra. Erika Kokay e parabenizo a OAB por essa iniciativa”.

Para o deputado Alessandro Molon, “é necessário destacar a necessidade de entender a Advocacia Pública como advocacia de Estado e não meramente de governo. Para que os advogados públicos se sintam cada vez mais à vontade para de fato aconselharem e apoiarem o que entenderem lícito e legal, protegendo assim o erário e o interesse público”, afirmou. “Sem que com isso se retire a liberdade e mesmo o dever de implementar a política pública e encontrar o equilíbrio entre o que foi prometido e o que pode ser feito considerando nosso ordenamento jurídico”, completou.

O Advogado-Geral da União, André Mendonça, agradeceu a homenagem e afirmou que o Congresso pode contar com a AGU para a defesa do Estado brasileiro. “A AGU está de portas abertas, independentemente de coloração, de vínculo e de ideologia partidária, para recebê-los, dialogar e buscar consensos que ajudem a construir e preparar o Brasil para o futuro”, disse.

Além do Advogado-Geral também participaram da homenagem: o Procurador-Geral Federal Leonardo Lima Fernandes; a Subprocuradora-Geral da União, Karoline Busatto; a Secretária-Geral de Contencioso da AGU, Izabel Vinchon Nogueira de Andrade; o presidente do Fórum Nacional da Advocacia-Pública e do SINPROFAZ, Achiles Frias; o vice-presidente da Associação Nacional de Procuradores dos Estados e Distrito Federal, Bruno Hazan; o presidente da Associação Nacional de Procuradores Municipais, Cristiano Reis Giulian; a presidente da Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União, Ruth Miller; o presidente da ANPPREV, Antônio Rodrigues; e o presidente ANAFE, Marcelino Mendes.

*com informações: agu.gov.br / fotos: Luis Macedo / Acervo Câmara dos Deputados