(61) 3344-4386 [email protected]

Nesta quarta-feira (19), a ANAUNI, representada por sua Presidente Márcia David, esteve presente na cerimônia de inauguração da Galeria Fotográfica de ex-Procuradores-Gerais da União. O evento aconteceu no Edifício Sede I da AGU, em Brasília, e contou com a presença da maioria dos homenageados. São eles: Dr. Luiz Augusto Paranhos Sampaio; Dr. Walter do Carmo Barletta; Dr. Moacir Antonio Machado da Silva; Dr. Luiz Henrique Martins dos Anjos; Dr. Jefferson Carlos Guedes, Dr. Fernando Luiz Albuquerque Faria, Dra. Hélia Maria de Oliveira, Dr. Paulo Henrique Kuhn, Dr. Rodrigo Frantz Becher, Dra. Izabel Vinchon Nogueira e Dr. Sergio Eduardo de Freitas Tapety.

A galeria está instalada no 10º andar do Edifício Sede com retratos de todos os seus 11 ex-procuradores, com o destaque de que a partir do Dr. Luiz Henrique Martins dos Anjos, todos são integrantes da carreira de Advogado da União.

O Procurador-Geral da União, Dr. Vinícius Torquetti, iniciou os discursos agradecendo a presença de todos e salientou que a homenagem é singela, porém prestigiosa. “Nós entendemos que ao homenagear cada um dos ex-PGUs, estamos homenageando a própria PGU, ou seja, cada um de nós. Quantas decisões, quantos momentos solitários, difíceis, que cada um de vocês passaram aqui. Quero dizer que tudo valeu a pena, e que nós somos muito gratos. Sintam-se absolutamente acolhidos aqui na PGU. A PGU foi, é, e será sempre a casa de vocês”.

Em sua fala, o decano Dr. Luiz Augusto Paranhos Sampaio destacou o desenvolvimento da Procuradoria-Geral com o passar dos anos. “Homenageio a todos aqueles que me sucederam e labutam até hoje nessa casa. Homenageio também todos os servidores que movem essa instituição. Somos todos iguais nesta casa aonde imperam o Direito e a Justiça. Todos esses anos nós lutamos na mesma seara, com os mesmos ideais e construímos com firmeza uma PGU sólida e atuante. Tenho certeza que contribuí para o desenvolvimento desta Procuradoria-Geral, para que ela atingisse o nível dos dias atuais. Agradeço a generosa acolhida nessa galeria composta de tantos valorosos juristas cuja glória e honra de todos eles também estão na construção desse órgão”.

O ministro da Advocacia-Geral da União, Dr. André Luiz de Almeida Mendonça, declarou: “os senhores foram diferenciados, pois o requisito essencial é ir além do médio, estudar, trabalhar, se dedicar, e ter o compromisso de fazer uma instituição forte. Em diversos momentos vocês deram o exemplo, pois aqui na Procuradoria-Geral está enraizada nossa identidade. Sintam-se honrados de estar nessa galeria, porque nós temos orgulho de vocês”.

Para a Presidente da ANAUNI, esse ato é muito importante pois resgata a história da PGU e preconiza um futuro próspero. “Uma instituição que quer avançar para o futuro não pode esquecer de valorizar o seu passado. Devemos nos espelhar nas experiências para poder avançarmos”.