(61) 3344-4386 [email protected]

A Advogada da União e Associada da ANAUNI Dra. Teresa Villac, lançará no próximo dia 26, o livro “Licitações Sustentáveis no Brasil – Um breve ensaio sobre ética ambiental e desenvolvimento”. O evento acontece no Superior Tribunal da Justiça, em Brasília, a partir das 18h40. O prefácio é do Dr. Fabio Feldmann.

A obra aborda a inserção da sustentabilidade nas contratações públicas brasileiras em uma perspectiva interdisciplinar, que relaciona direito administrativo, ética ambiental e desenvolvimento sustentável. Objetiva sobrelevar a ética ambiental subjacente às licitações sustentáveis para o fortalecimento de uma perspectiva doutrinária que não as restrinjam a mero ferramental jurídico, desconsiderando-se o potencial transformador que possuem rumo a uma gestão pública transparente, validadora dos princípios constitucionais e fomentadora de novas realidades, por meio do uso do poder de compra estatal. As contratações públicas sustentáveis têm o condão de imprimir rupturas em um modelo de desenvolvimento focado predominantemente no crescimento econômico, rumo à construção institucional e implementação de medidas para a efetivação de um desenvolvimento nacional que seja inclusivo, sustentável, ético e ambientalmente responsável.

Sobre a autora – Teresa Villac é Doutora em Ciência Ambiental (USP, 2017), Filósofa (USP, 2009) e Advogada (Largo São Francisco – USP, 1993). Educadora Ambiental com formação pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo (UMAPAZ, 2018). Professora em Cursos de Pós-Graduação. Atua como Advogada da União (2000) em consultoria jurídica. Pela Fórum, cocoordenou: Licitações e Contratações Públicas Sustentáveis e Panorama de Licitações Sustentáveis – Direito e Gestão Pública.