(61) 3344-4386 [email protected]
ANAUNI entrega Comenda Saulo Ramos à ministra Simone Tebet

ANAUNI entrega Comenda Saulo Ramos à ministra Simone Tebet

Durante o encontro, o presidente e o vice-presidente da associação entregaram à ministra um ofício, o qual retrata o atual déficit de pessoal no cargo de advogado da União  O presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, e o vice-presidente, Tobias Morato, entregaram à...

ler mais

A AGU versus O AGU

A Advocacia-Geral da União nunca foi tão mencionada nos meios de comunicação social como está sendo nos dias atuais. Infelizmente, as referências a esta nobre instituição não tem sido tão amistosas. Este artigo tem o objetivo de esclarecer o papel da AGU,...

ler mais

Servidor idoso impedido de trabalhar tem a dignidade ferida

Inicialmente, é importante entender o significado do instituto aposentadoria para, a partir dele, ser possível compreender as especificidades da aposentadoria compulsória. O renomado autor José dos Santos Carvalho Filho (2012, p 689) conceitua que “aposentadoria é o direito, garantido pela Constituição, ao servidor público, de perceber determinada remuneração na inatividade diante da ocorrência de certos fatos jurídicos previamente estabelecidos”.

ler mais

OS 20 ANOS DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO EM ILHÉUS

Já são vinte anos de lutas e vitórias completados em 2013, e essa data histórica não seria lembrada em tom comemorativo se não fosse o labor de tantos profissionais ilustres que aqui passaram e tantos outros que ainda hoje dedicam diariamente sua força de trabalho à defesa judicial do erário, da probidade administrativa e das políticas públicas federais nas áreas de educação, saúde e transporte etc., que são algumas das funções da Advocacia-Geral da União (AGU).

ler mais

Operação “Porto Seguro” expõe mazelas do Projeto de Lei Orgânica da AGU

As notícias veiculadas no último fim de semana sobre a operação Porto Seguro, da Polícia Federal, e que envolvem servidores de vários órgãos federais, incluindo Advocacia-Geral da União e algumas agências reguladoras, pelo menos já deixa exposta uma questão: a nomeação de servidores para cargos em comissão na administração federal tem que ser revista.

ler mais

AGU mantém não concursados em suas consultorias

A Constituição Federal de 1988 revolucionou a administração pública brasileira em um único artigo, o 37, no qual consta os princípios aplicáveis à administração pública brasileira, dentre os quais os da publicidade, isonomia, impessoalidade, moralidade e eficiência. No mesmo artigo previu-se o concurso público como a única forma de ingresso no serviço público em caráter efetivo.

ler mais