(61) 3344-4386 [email protected]

A ANAUNI, representada pelo Presidente, Bruno Fortes, e demais entidades da Advocacia Pública Federal reuniram-se com a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na tarde de segunda-feira (29). O líder do PT, Sibá Machado (PT-AC), abriu a reunião disponibilizando um espaço para a manifestação dos dirigentes.

Bruno Fortes destacou que a AGU vem se destacando como fiel da balança, como instituição constitucional, dentro do sistema de freios e contrapesos. “A AGU é o órgão capaz de atuar no controle de abusos de autonomias constitucionais e legais por parte de outras instituições constitucionais.”

O Presidente da ANAUNI também alertou estar recebendo depoimentos de membros da AGU, principalmente de Advogadas da União, afirmando estar sendo impossível trabalhar com a atual falta de estrutura mínima a exemplo de limpeza precária de banheiros em algumas Procuradorias da União. Como, por exemplo, de uma colega da PRU3, o qual Bruno Fortes apresentou em áudio aos deputados presentes na reunião.

Na referida mídia não restaram dúvidas das condições aviltantes de trabalho a que os advogados da união estão sendo submetidos em São Paulo. A colega asseverou que estão vivenciando situação muito triste no que toca as condições de limpeza da Procuradoria. Segundo ela, as salas estão sujas e não é realizada a limpeza diariamente. Ainda, de acordo com a Advogada da União, os terceirizados não estão aparecendo para o trabalho.

Destacou ainda a situação dos banheiros, que são de uso comum. Muitos estão quebrados, interditados, com cheiro muito forte, sendo que não está sendo feita a limpeza necessária para o uso de tantas pessoas. A situação piora muito em se tratando das mulheres, principalmente no caso dela, que está grávida e necessita ir ao banheiro com mais frequência. Nas palavras da colega: “usar o banheiro como se estivesse em um boteco de esquina”, ou seja, as mulheres utilizam o banheiro em pé para urinar.

Por fim, Bruno Fortes entoou que “é preciso, de uma vez por todas dar a estrutura necessária para a Advocacia da União para que nós possamos ter a paridade de armas com as outras instituições e bem desenvolver as atribuições da AGU”, ressaltou o Presidente da ANAUNI, Bruno Fortes.

Todos os deputados presentes demostraram-se conhecedores da PEC 443/09. O deputado José Mentor (PT-SP) defendeu a aprovação da PEC 443 e o deputado Vicente Cândido (PT-SP) ratificou o compromisso da bancada de aparar as arestas com o governo até o início de agosto.  O líder do partido, Sibá Machado (PT-AC), assumiu o compromisso de levar ao governo a preocupação da bancada federal do PT com o bom andamento das negociações preliminares, tendo em vista que a PEC será votada em agosto, conforme suas próprias palavras.

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDC0004

GEDSC DIGITAL CAMERA