(61) 3344-4386 [email protected]

Com 93,6% dos votos, os associados da ANAUNI disseram “não” à unificação entre carreiras de membros da AGU (Advogado da União e Procurador da Fazenda Nacional), bem como com membros da PGF e PGBC.

No período de 19 a 25 de novembro 69% dos associados participaram da votação eletrônica realizada no ambiente interno do sítio eletrônico da ANAUNI.

A pergunta que foi feita aos associados teve a seguinte redação: tendo em vista que foi lançado o debate sobre unificação entre carreiras de membros da AGU (Advogado da União e Procuradores da Fazenda Nacional), bem como com membros da Procuradoria-Geral Federal e da Procuradoria-Geral do Banco Central, indaga-se: você é a favor da unificação das carreiras de Advogado da União, Procurador da Fazenda Nacional, Procurador Federal e Procurador do Banco Central?

Calha ressaltar que a enquete foi realizada com a mais absoluta transparência, com votação aberta e nominal, sendo possível a todos os associados fiscalizarem os votos, não pairando qualquer dúvida quanto ao resultado do escrutínio.

O espaço democrático se fez presente, tendo sido ofertado aos associados links com os vídeos dos seminários promovidos pela Escola da AGU, tanto os com argumentos favoráveis como os contrários à unificação.

Ocorreram debates presenciais e em meio virtual com alto nível argumentativo, bem como com muita consideração e deferência às posições divergentes.

Houve uma excelente participação dos associados, quase 70%. Há vozes divergentes dentro da própria associação, o que foi e sempre será respeitado. Mas a posição institucional está consolidada. Prevaleceram no seio da associação os argumentos jurídicos e técnicos contra a unificação das carreiras, o que já era objeto de defesa pela ANAUNI ao longo deste mês de debates – tempo extremamente curto, diga-se de passagem, para discutir questão de tamanha relevância.

A votação eletrônica foi deflagrada observando deliberação da Assembleia Geral Ordinária realizada durante o XVI ENAU, na cidade de Gramado/RS.

Para a Diretoria da associação, a votação demonstrou a existência de um ambiente altamente qualificado de debates e respeito e certamente a associação sai mais fortalecida no que toca a sua atuação e na defesa da carreira de Advogado da União.