(61) 3344-4386 [email protected]

Hoje, 12 de novembro, a Associação Nacional dos Advogados da União – ANAUNI está completando 20 anos de fundação. Sua história começou a ser escrita em 1996 com a necessidade de representação e interlocução com a administração da Advocacia-geral da União (AGU) dos primeiros Advogados da União aprovados no concurso público de 1994 e empossados em 1996.

A ANAUNI, uma entidade de classe sem fins lucrativos, congrega mais de mil associados. Cada Diretoria eleita nesses 20 anos procurou contribuir para aperfeiçoamento da Advocacia-Geral da União e para a efetivação dos direitos e interesses dos Advogados da União. Assim, a ANAUNI busca auxiliar na construção de uma carreira forte e reconhecida perante o Estado brasileiro e que cumpra eficientemente sua missão constitucional no âmbito das Funções Essenciais à Justiça.

Muitas foram as lutas durante este período que culminaram em grande conquistas como a implantação do subsídio, a criação dos 560 cargos de Advogados da União, a aprovação do CPC com previsão expressa de honorários para o advogado público, regulamentados no âmbito federal na Lei 13.327/2016, e a mais recente delas, a nomeação da primeira Advogada-Geral da União da carreira de Advogado da União. As mais importantes, todavia, foram a visibilidade e a respeitabilidade nacional da AGU, da carreira de Advogado da União e da ANAUNI.

Porém, a ANAUNI vai além das batalhas, nessas décadas os associados passaram também por momentos de lazer e congraçamento com a família e os colegas. De Belém/PA (2009) a Gramado/RS (2015), o tradicional Encontro Nacional dos Advogados da União – ENAU renova as energias e as esperanças dos membros. Em 2016, como parte das comemorações desta data histórica, a cidade escolhida para receber o encontro foi a bela Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.

SITE – Como parte das comemorações a ANAUNI lançou um site com a história da Associação, bem como a linha do tempo com todas as grandes conquistas durante esses anos. Também é possível assistir aos depoimentos de alguns dos ex-presidentes por meio da websérie criada especialmente para comemorar a data. Acesse o site: www.anauni20anos.com.br e saiba mais sobre a trajetória de sucesso.

A ANAUNI continuará escrevendo sua história de lutas e conquistas sempre buscando melhorias e defendendo a carreira de Advogado da União.

*Confira os depoimentos dos ex-presidentes:

João Paulo Sanhudo – clique aqui

Dilson Porfirio – clique aqui

José Wanderley Kozima – clique aqui

André Alcântara – clique aqui

Marcos Luiz Silva – clique aqui

Bruno Fortes – clique aqui

**Confira o documentário sobre os 20 anos: clique aqui.

20anos_anauni-2-500

Advogada-Geral da União discursando na solenidade de abertura do XVII ENAU, em Cabo de Santo Agostinho (PE).

XVII Encontro Nacional dos Advogados da União – ENAU, realizado em 2016, em Cabo de Santo Agostinho (PE).

XVI Encontro Nacional dos Advogados da União – ENAU, realizado em 2015, em Gramado (RS).

XV Encontro Nacional dos Advogados da União – ENAU, realizado em 2014, em São Luís (MA).

XIV Encontro Nacional dos Advogados da União – ENAU, realizado em 2014, em João Pessoa (PB).