(61) 3344-4386 [email protected]

Na última sexta-feira, 10/05/2019, fora nomeada a nova Procuradora-Regional da União da 4ª Região, Mariana Filchtiner Figueiredo.

O diferencial da nomeação é que é a consagração de um processo de escolha democrático, protagonizado por toda a Procuradoria-Regional da União da 4ª Região, e que contou com a adesão de mais de 83% dos membros da carreira de Advogado da União lotados nos órgãos de contencioso daquela região.

No processo em questão, conduzido pela própria PRU4, todos os Advogados da União lotados nos órgãos contenciosos da 4ª Região eram potenciais votantes e votáveis. Assim, poderiam indicar até cinco colegas para o cargo. Os cinco mais votados figurariam em lista, e então se passaria a uma segunda fase, na qual estes seriam entrevistados e apresentariam seus projetos de gestão à Procuradoria-Geral da União.

Ao fim, a Dra. Mariana Filchtiner figurou como a mais votada, e a Administração reconheceu sua maior legitimidade entre os Advogados da União da 4ª Região, efetivamente nomeando-a para o cargo de Procuradora-Regional da União.

A luta pela profissionalização da gestão da Advocacia-Geral da União, aplicando os princípios da impessoalidade, da alternância temporal nos cargos de gestão e dos processos seletivos como elementos de legitimação horizontal, é bandeira defendida há mais de 20 anos pela ANAUNI.

Na opinião da Presidente da ANAUNI, Márcia David, “o êxito do processo de seleção realizado na PRU4 renova as esperanças de adoção de mecanismos semelhantes em toda a Advocacia-Geral da União, fomentando o surgimento de novas lideranças”.

A ANAUNI festeja a iniciativa exitosa da PRU4, agradecendo à Dra. Lisiane Ferrazzo Ribeiro pelo excelente trabalho que vinha desenvolvendo à frente da PRU4, bem assim por ter conduzido o exitoso processo de seleção. Os agradecimentos são extensíveis à gestão da PGU e da AGU, por reconhecerem a importância da legitimidade democrática para a ocupação dos postos de gestão da instituição, o que deve ser replicado para os demais órgãos da AGU (contenciosos e consultivos).

Por fim, a ANAUNI deseja à Dra. Mariana Filchtiner votos de felicidade sucesso na sua gestão à frente da PRU4.

 

Dra. Mariana Filchtiner