(61) 3344-4386 [email protected]

Os dirigentes das entidades da Advocacia Pública Federal, além da Dra. Rosângela Silveira, na condição de representante da AGU, foram convocados para uma reunião emergencial, neste sábado (dia 18), no Ministério do Planejamento com o Secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça. Na pauta, a proposta do Governo sobre a questão remuneratória. A ANAUNI esteve representada pelo seu presidente Marcos Luiz da Silva, o vice Rommel Macedo, o diretor de atividades legislativas Marconi Arani Melo Filho e o diretor de Comunicação Armando Miranda.

De forma direta e concisa Sérgio Mendonça começou a reunião expondo a proposta do Governo. “Venho trazer o parecer do Governo, que inclusive vocês até já conhecem, pois ele já está na mídia. Fizemos todas as avaliações e chegamos a um índice de 5% em 2013, 5% em 2014, 5% 2015, acumulando um total de R$ 15,8%. A proposta pode parecer muito tímida, mas quero dizer para vocês que até terça-feira ela nem existia”, declarou.

Com base nos pleitos e reuniões passadas, a proposta apresentada não é satisfatória e foi questionada por todas as entidades presentes. Segundo Dr. Marcos Luiz, o que foi oferecido ainda está muito longe do ideal, considerando a proposta inicial de tratamento uniforme das Funções Essenciais à Justiça e a necessidade de reparação das perdas inflacionárias. “Mesmo com esse porcentual, os nossos salários ficam abaixo de outras carreiras. Além disso, o índice de correção da inflação pelo acumulado do período é em torno de 22%, e irá chegar a 30% no final do ano, pelo que se prevê. Esse reajuste de 15,8%, divididos entre 2013 e 2015, é insuficiente para recompor metade das perdas inflacionárias”, afirmou.

Durante a reunião, dezenas de Advogados da União estiveram concentrados em frente ao Ministério do Planejamento, como medida de demonstrar a insatisfação da carreira com a momento atual da AGU. Eram os Delegados da ANAUNI, vindos de todo o Brasil, que se reuniram logo em seguida para discutir os termos da proposta e as próximas etapas da negociação.

O próximo encontro marcado para acontecer no dia 25, e terá como objetivo a apresentação da resposta de todas as entidades à proposta apresentada. Antes disso, a ANAUNI deverá reunir novamente seus Associados para discutir os seus termos e deliberar acerca da posição a ser adotada pela carreira.

“A proposta, ao nosso ver, poderia ser melhor, e deste modo, por meio de assembleia, vamos expor aos demais colegas o que aconteceu hoje. A partir disso iremos saber quais as medidas que a classe irá tomar. Já estamos realizando uma Assembléia Geral virtual, e é provável que convoquemos outra na próxima semana para discutir a proposta. Entretanto, esperamos que o Governo traga uma posição melhor sobre a porcentagem do reajuste e outras forma de melhorar as condições de trabalho dos Advogados da União, para que nós possamos ter um melhor cenário de discussão”, finalizou Dr. Marcos Luiz.

No final da reunião, o Presidente da ANAUNI informou ao Secretário a insatisfação da carreira com o tratamento que o Governo vem dando aos movimentos dos Servidores Públicos, e solicitou que mudasse a postura. Medidas como o Decreto 7777, disse ele, “não contribuem para o diálogo e até tornam o clima mais acirrado, provocando ou antecipando movimentos grevistas. O governo tem que ter mais habilidade para conversar com os Servidores de todas as carreiras”, concluiu.