Na última quarta-feira (29), a ANAUNI representada pela Diretora Adjunta de Atividades Legislativas, Dra. Flavia do Espirito Santo Batista, esteve presente no Simpósio Nacional Negro(a), Afro-religioso(a), Quilombola, que aconteceu no auditório do Centro Empresarial CNC, em Brasília. O evento teve por objetivo contextualizar a questão racial e religiosa no Brasil, com abordagem histórica, antropológica, sociocultural e econômico-social.
Segundo Dra. Flávia, “é sempre importante revisitar o tema da intolerância religiosa e do racismo. Já é tempo de outorgar à cultura afro-brasileira a relevância que lhe é devida. Como bem salientou o professor Marcelo Neves, nos tempos atuais, há uma enorme preocupação com a institucionalização do racismo e a sociedade precisa estar atenta para evitar retrocessos”.
O Simpósio contou com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério dos Direitos Humanos. Também estiveram presentes sacerdotes das religiões tradicionais de terreiros, representantes do Ministério Público da União, Organização das Nações Unidas (ONU), Fundação Cultural Palmares, Coletivo de Entidades Negras, Universidade Federal da Bahia, Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).
*com informações MDH