No dia 07/04, em meio à intensa mobilização promovida pelos membros das carreiras da AGU e suas respectivas associações, a ANAUNI, representada pelo delegado Vinícius de Azevedo Fonseca, juntamente com uma comissão de advogados públicos federais atuantes em Mato Grosso foi recebida por deputados federais da bancada do mesmo estado para falar sobre a situação institucional da AGU e as PECs 82/2007 e 443/2009. Estiveram presentes à reunião os deputados Adilton Sachetti (PSB), Ezequiel Fonseca (PP), Fábio Garcia (PSB), Nilson Leitão (PSDB) e Victorio Galli (PSC).
Na reunião, os deputados reconheceram a importância da AGU para o Estado brasileiro, bem assim mostraram-se sensíveis às dificuldades enfrentadas por seus membros. Também foi reconhecida a disparidade de armas em relação às demais funções essenciais à Justiça, que vem esvaziando as carreiras da Advocacia-Geral da União.
Diante de tal quadro, os membros da AGU presentes demonstraram aos parlamentares a imprescindibilidade da rápida aprovação das PECs 82/2007 e 443/2009.
O encontro foi viabilizado pelo deputado Nilson Leitão, vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados, que não vem medindo esforços em apoio aos pleitos da advocacia pública federal.
Compuseram a comissão de advogados públicos federais presentes na reunião, além do Advogado da União e Delegado da ANAUNI em Mato Grosso, Vinícius de Azevedo Fonseca, os Procuradores Federais Diogo Tristão, Alessandro Amaral Oliveira, Thiago Brito da Cunha Maranhão, Marcus Vinícius de Albuquerque Portella, Daniel Filizola Falcão Bezerra, Marcelo Mendes Tavares e Lilian Chaves Bezerra e os Procuradores da Fazenda Nacional Renato Saldunbides Jardim, Lívia Abrahão Pinheiro Guimarães, Amaury Silveira Marensi e Priscila Matos Oliveira.