(61) 3344-4386 [email protected]

Esta é a primeira vez em que um membro da carreira de Advogado da União assume uma vaga na instituição; conselheira ocupa vaga de indicação sob responsabilidade da Câmara dos Deputados

Tomou posse como membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nessa terça-feira (20), a Advogada da União Daiane Nogueira de Lira, que ocupará a vaga de indicação da Câmara dos Deputados.

Graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e doutoranda em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), a nova conselheira teve sua carreira acadêmica e trajetória profissional em cargos de relevo enaltecidas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso. Cearense, a Advogada da União atuou como Secretária Geral da Presidência da Suprema Corte durante a gestão do ministro Dias Toffoli. 

Destacando a presença do presidente da ANAUNI, Clóvis dos Santos Andrade, na solenidade, a nova conselheira relevou o fato desta ser a primeira vez em que um membro da Advocacia Pública Federal toma assento no CNJ. “Em nome da Associação Nacional dos Advogados da União, digo que assumir esta vaga é mais que uma honra: na verdade, é uma grande responsabilidade, tendo em vista ser a AGU o maior escritório de advocacia do mundo, tendo como cliente nada mais, nada menos, do que o Estado Brasileiro”.

Ainda em seu discursode posse, Daiane Nogueira de Lira salientou a importância da sua representação como cidadã em vaga sob responsabilidade da Câmara dos Deputados, bem como a sua postura inclinada “ao diálogo e à busca pela construção de consensos”, e seu “profundo respeito pela políticae pela independência e separação harmoniosa dos poderes da República”.

A conselheira assume o posto no CNJ para um mandato com duração de dois anos.

 

AIs. Comunicação e Estratégia –Assessoria de Comunicação da ANAUNI

Deividi Lira: (44) 99966-4987

Ligia Gabrielli: (41) 98700-2363