(61) 3344-4386 [email protected]

O presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, participou nesta sexta-feira (17) da reunião do grupo de trabalho da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia (PNDD) que é uma estrutura dentro da Advocacia-Geral da União (AGU), para debater com representantes da sociedade, principalmente refletindo ações, após os atos antidemocráticos em 8 de janeiro deste ano, quando um grupo de pessoas causou a depredação de prédios públicos dos Três Poderes em Brasília.

O grupo de trabalho da PNDD é dividido em três subgrupos por eixos temáticos:  Grupo 1: Democracia, Integridade da Ação Pública e Legitimação dos Poderes; Grupo 2: Democracia e Representação de Agentes Públicos; Grupo 3: Democracia, Desinformação e Políticas Públicas.

A ANAUNI contribui com sugestões no Grupo 2. Clóvis Andrade ficou otimista com o resultado desse encontro, que ocorreu de forma virtual, e classificou a reunião como um ato importante para o alinhamento para o pleno funcionamento da Procuradoria Nacional e da Defesa da Democracia. “O grupo de trabalho vem ganhando densidade e vem demonstrando a importância desse debate dos assuntos em defesa da Democracia, em nosso País. Para que desta forma, possamos contribuir com a vigilância do cumprimento da Constituição e fazendo com que os participantes do grupo tenham voz ativa na colocação de propostas e medidas que possam somar”, explica Andrade.

A ANAUNI representa a carreira de Advogados da União e sua atuação visa também contribuir com a colaboração efetiva e necessária para que a Advocacia Geral da União, seja uma instituição que ofereça à sociedade uma resposta célere, efetiva e sobretudo republicana para a preservação da democracia.

Essa reunião foi muito proveitosa. Estavam presentes diversos representantes de entidades da sociedade civil e juristas, com os mais variados posicionamentos. Esperamos que o que foi colocado pela ANAUNI tenha contribuído para a construção do debate e para a regulamentação da procuradoria”, disse o presidente da ANAUNI.