(61) 3344-4386 [email protected]

Nesta terça-feira, 28, aconteceu a abertura do Encontro Nacional de Coordenações Regionais de Militares. O evento contou com a participação do presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, e do diretor adjunto de Atividades Legislativas, Rafael Nascimento.

Durante o encontro, foi feita uma recapitulação dos cases de sucesso em 2022 para traçar novas estratégias para o ano de 2023. As estratégias englobam assuntos como o escopo da equipe de apoio militar, racionalização (com os pilares de formação de precedentes, manual de gestão e ajuste de fluxo), aperfeiçoamento e redução e prevenção de litígios. A construção dessa estratégia é feita com os coordenadores regionais e a direção da Procuradoria Nacional, que em conjunto visualizam os próximos caminhos a seguir.

Clóvis Andrade considerou que foi uma oportunidade de reunir colegas de todo o país que atuam com matéria de servidores militares, que são de grande importância para atuação da Procuradoria Geral da União (PGU) e da Advocacia Geral da União (AGU). Segundo Andrade, é uma oportunidade, ainda mais pelo tamanho do território brasileiro e por mais que seja a mesma matéria de atuação, cada um vai ter uma peculiaridade na região que atua.  “Esses encontros favorecem a troca de experiências e de ideias no sentido de uniformizar a atuação da AGU nessa frente. Reunir todos em um evento promovido pela PGU e servidores militares têm essa importância de aprimorar a atuação da AGU nessa matéria”, afirmou.

Entre os representantes do setor jurídico e militar, estavam presentes a advogada da união e Diretora do Departamento de Servidores Públicos e de Militares da Procuradoria-Geral da União da Advocacia-Geral da União, Ana Karenina Silva Ramalho Andrade, o Procurador-Geral da União, Marcelo Eugênio Feitosa Almeida e pela Procuradora-Geral da União Substituta, Márcia David. Também participaram a representante da consultoria jurídica do Ministério da Defesa, Karine Barroso, a consultora jurídica-adjunta do Comando da Marinha, Diles Maria Luvison Kuhn, e a consultora jurídica adjunta do Comando da Aeronáutica, Tania Patricia de Lara Vaz, além dos coordenadores que atuam com a matéria no País.

A Procuradora Nacional da União de Servidores e Militares, Ana Karenina Silva Ramalho Andrade, destacou que um encontro nacional de coordenação regional tem uma significância para organizar as próximas estratégias. “É um momento em que nos encontramos para analisar nosso trabalho e planejar o futuro. Aqui, conseguimos passar as estratégias para que o trabalho seja fluido e que possamos saber o caminho a ser percorrido”, disse.