(61) 3344-4386 [email protected]

Representada pelo seu presidente, Clóvis Andrade, a entidade esteve presente no Senado acompanhando a sessão plenária

Nesta quarta-feira (22), a ANAUNI concentrou seus esforços legislativos no Senado, acompanhando de perto a tramitação das Propostas de Emendas Constitucionais 08/2021 e 10/2023 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A associação defendeu a inclusão da Advocacia Pública no teor da PEC 10/2023, para instituir o adicional por tempo de serviço.

O presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, participou ativamente da votação da PEC 08/2021, que estabelece limites para as decisões monocráticas dos tribunais. A atribuição do Advogado-Geral da União como curador de leis federais em controle de constitucionalidade estava ameaçada por uma emenda à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 08/2021.

“A atuação foi exitosa no sentido de manter a atribuição do Advogado-Geral da União como curador das normas federais, das leis, no controle de constitucionalidade. A atribuição que havia sido ameaçada pela emenda que retirava essa competência da AGU em caso de normas oriundas do Senado ou da Câmara foi mantida”, explica o presidente.

Durante esse processo, ele conversou e teve a atenção dos senadores Eduardo Gomes (PL-TO), Efraim Filho (União-PB), Esperidião Amin (PP-SC) e Weverton Rocha (PDT-MA). Com isso, a ANAUNI mais uma vez é destaque no Legislativo Federal ao garantir as atribuições da carreira.

É um dia para se comemorar, porque isso foi fruto de muito trabalho da ANAUNI, em especial, mas também de outras entidades representativas da Advocacia Pública, mas na verdade é o começo dessa trajetória. Nós conseguimos a inclusão no relatório, mas ele ainda vai ser votado na CCJ do Senado e em seguida seguir a tramitação natural do processo legislativo para ser apreciado em plenário em dois turnos, para ir para a Câmara também”, informou Clóvis Andrade.

Com mais essa iniciativa, a ANAUNI reforça sua presença no cenário legislativo, consolidando a defesa dos interesses da carreira.

AIs. Comunicação e Estratégia – Assessoria de Comunicação da ANAUNI

Deividi Lira: (44) 99966-4987
Ligia Gabrielli: (41) 98700-2363