(61) 3344-4386 [email protected]

A Associação Nacional dos Advogados da União notificou nesta terça-feira (27) a Secretaria-Geral de Consultoria e a Secretaria de Governança e Gestão Estratégica da Advocacia-Geral da União (AGU) a respeito das dificuldades que os Advogados da União estão enfrentando no uso do sistema Sapiens 2.0.

Os órgãos do contencioso estão fazendo a migração do sistema Sapiens 1.0 para o Sapiens 2.0, também conhecido como SuperSapiens, desde janeiro deste ano. 

Ocorre que alguns associados à ANAUNI relatam que o sistema vem apresentando “bugs” e que prejudicam a atuação. Muitos profissionais relatam problemas que impactam diretamente no desempenho e na eficiência do trabalho e que o tempo necessário para concluir uma tarefa pelo novo sapiens tem sido consideravelmente maior em relação ao sistema anterior.

O novo sistema deve ser instalado até julho, o prazo inicial era janeiro de 2024, mas também por intervenção da ANAUNI o período de transição foi dilatado.

Especificamente em relação ao Super Sapiens, Advogados da União cujas unidades já foram migradas para o novo sistema, relatam uma série de dificuldades e falhas que prejudicam a eficiência na elaboração e na conclusão de suas demandas. A situação tem gerado estresse e sobrecarga, visto que o tempo necessário para concluir uma tarefa pelo novo sapiens tem sido consideravelmente maior em relação ao Sapiens 1.0”, resume Clóvis Andrade, presidente da ANAUNI.

A transição para uma nova plataforma tecnológica é um processo complexo e desafiador. No entanto, os Advogados da União têm destacado que os problemas enfrentados com o Sapiens 2.0 vão além das dificuldades típicas de uma migração de sistema e levantam preocupações sobre os impactos dessa situação no cumprimento das atribuições legais da instituição. Com um sistema que não funciona adequadamente, há o risco de atrasos processuais, prejuízos na qualidade das análises jurídicas e até mesmo comprometimento da defesa dos interesses da União em diversas instâncias.

Diante desse cenário, é fundamental que as autoridades responsáveis pelo sistema Sapiens 2.0 estejam abertas ao diálogo com os Advogados da União para identificar e solucionar os problemas enfrentados.

Com a notificação a ANAUNI pede urgência nas correções imediatas no sistema por parte da Secretaria e pediu uma manifestação no prazo de 7 dias apontando uma solução. A entidade também conduzirá uma pesquisa a ser submetida à SGE sobre a satisfação dos Advogados da União em relação ao Sapiens 2.0, com o objetivo de identificar todas as funcionalidades que apresentam falhas ou necessitam aprimoramentos, como forma de melhorar a experiência dos usuários. 

Com isso, a ANAUNI visa também resguardar os representados pela ANAUNI de eventual penalização ou procedimento correcional indevido decorrente de problemas causados pela possível situação de caos institucional advinda do mau funcionamento dos referidos softwares.

Confira a íntegra da notificação extrajudicial protocolizada na AGU na área restrita do site da ANAUNI: https://sistemaanauni.com.br/adv/documentos 

_____

AIs. Comunicação e Estratégia – Assessoria de Comunicação da ANAUNI

Deividi Lira: (44) 99966-4987
Ligia Gabrielli: (41) 98700-2363