(61) 3344-4386 [email protected]

Projeto idealizado pela Diretora Adjunta de Comunicação da entidade visa enraizar nas instituições a proteção ambiental e à democracia

No dia do meio ambiente, o presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade e o vice, Tobias Morato, prestigiaram a inauguração do espaço “Veredas da Democracia”, na Sede II da Advocacia Geral da União (AGU), em Brasília.

A idealização do projeto foi da diretora de Comunicação Adjunta da ANAUNI, Priscila Gonçalves de Oliveira, que sugeriu a criação de um espaço especialmente dedicado às espécies do cerrado na AGU inspirado no Bosque dos Constituintes.

De início, a ideia contou com a aprovação da Procuradora-Chefe Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente, Mariana Cirne e, em seguida, ganhou a adesão do Advogado Geral da União, Jorge Messias.

A inspiração do nome do espaço “Vereda da Democracia”, batizado pela Diretora Adjunta, foi uma referência à ‘fitosionomia’ típica de uma árvore do cerrado, o buriti (veredas) associado ao de grande valor para a instituição, a democracia.

Priscila Gonçalves de Oliveira reforça que o plantio nessa data pretende enraizar na cultura institucional da AGU, valores intrinsecamente conectados à democracia e a tutela efetiva do meio ambiente.

O espaço Veredas da Democracia seria somente uma ideia no papel sem o apoio de vários atores relevantes. E, simbolicamente, o espaço representa uma semente para que os dois valores constitucionais expressos, a proteção ambiental e a democracia, sejam comemorados e lembrados cotidianamente na atuação de cada Advogado e Advogada da União“, destaca Priscila.

Em parceria com o Jardim Botânico de Brasília foram obtidas as mudas de espécies do cerrado e a organização do plantio ficou por conta da servidora, Lourdiane Mendes Getro Dias, da secretaria geral da Administração da Advocacia-Geral da União (SGA) e com apoio do administrador do prédio da Sede II da AGU, o superintendente, Rodrigo Jorge Pfelisticker.

O objetivo é estimular uma ação duradoura e a própria cúpula da AGU participou do plantio das mudas. Com essa iniciativa, a ANAUNI une esforços para promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental.