(61) 3344-4386 [email protected]

Representada por seu presidente, o advogado da União, Clóvis Andrade, a ANAUNI participou da primeira reunião da Comissão de Diálogo com as entidades representativas da Advocacia Pública de 2024. 

A condução dos temas foi feita pela secretária-geral de Consultivo da Advocacia-Geral da União (AGU), Clarice Calixto. A reunião contou com a presença do advogado-geral da União substituto, Flávio Roman, do procurador-geral da União, Marcelo Eugênio, do consultor-geral da União, André Dantas, e da secretária-geral de Contencioso da AGU, Isadora Cartaxo. 

Um dos assuntos discutidos na reunião foi a Portaria Normativa nº 125/2024, que regulamenta o teletrabalho. A ANAUNI se posicionou contra, pois entendeu que a portaria não está de acordo com o que pensa a carreira de Advogado da União em relação ao formato de trabalho para a AGU. 

Na ocasião também foi apresentada a proposta de um curso de formação de 90 dias para advogados da União, procuradores da Fazenda e procurador federais. Nos primeiros 60 dias, o curso seria ministrado para as três carreiras de forma online e os colegas não estariam no exercício da função; e nos 30 dias finais, eles exerceriam parcialmente o horário de trabalho. A ANAUNI também se posicionou contra esse formato.

“São carreiras distintas, com atribuições distintas, e órgãos de lotação distintos e até clientes distintos. Será um curso de formação conjunto, em que os colegas vão ter contato com questões que não dizem respeito diretamente ao trabalho que vão desempenhar. E a carreira de advogado da União é a que mais precisa da chegada desses colegas”, argumentou o presidente da ANAUNI.

Jornada de Saúde Mental na AGU

Durante a reunião, a ANAUNI foi elogiada e recebeu agradecimentos pela participação e contribuição na Jornada de Saúde Mental na AGU, realizada nos dias 29, 30 e 31 de janeiro.

No último dia do evento, a diretora de Comunicação adjunta da Associação e integrante do grupo de Saúde Mental, Priscila Oliveira, e o psicólogo Cristiano Costa (CRP 03/02105), coordenador do projeto de Saúde Mental e Qualidade de Vida da ANAUNI, bateram um papo com o público presente sobre comunicação não violenta e a montagem do Serviço de Saúde Ocupacional. 

O presidente da ANAUNI, Clóvis Andrade, também prestigiou a Jornada e na reunião da Comissão de Diálogo com as entidades representativas da Advocacia Pública, reforçou que a preocupação e o debate sobre a saúde mental precisam ser constantes na AGU. 

“Espero que isso comece a refletir também em melhores condições de trabalho não só para os advogados da União, mas os integrantes das demais carreiras”, disse.

A reunião da Comissão de Diálogo ocorreu no dia 2 de fevereiro na Sede I da AGU. 

_

AIs. Comunicação e Estratégia – Assessoria de Comunicação da ANAUNI

Deividi Lira: (44) 99966-4987
Ligia Gabrielli: (41) 98700-2363