(61) 3344-4386 [email protected]

A Associação Nacional dos Advogados da União vem se manifestar pela lisura da atuação dos colegas expostos em veículos da mídia pela sua atuação funcional.

De início, é importante ressaltar que a atuação de todo e qualquer Advogado da União se baseia nos mais elevados níveis técnicos de qualidade jurídica e imparcialidade. Sendo assim, a atuação técnica, independente e de excelência norteia o trabalho dos colegas. É inadmissível que manifestações questionando a imparcialidade e qualidade técnica de Advogados da União sejam levadas ao noticiário nacional, expondo a sua atuação profissional.

Ademais, a atuação na defesa das políticas públicas e dos atos do Poder Público consiste em uma missão constitucionalmente estabelecida aos Advogados da União que, diuturnamente, apesar da falta das condições ideais de trabalho, ausência de apoio técnico, excesso de trabalho, dentre outras condições adversas, militam em prol do desenvolvimento do país, da defesa de todos os Poderes da República e, acima de tudo, da defesa do Estado Democrático de Direito.

Portanto, a ANAUNI repudia qualquer tentativa de responsabilização funcional sem que sejam, de fato, verificadas falhas no exercício da atividade profissional de colegas. Não se admite julgamentos prévios sobre qualquer manifestação feita de maneira técnica e sustentada pelo ordenamento jurídico, seja na seara contenciosa ou consultiva, conforme as atribuições que foram constitucionalmente deferidas aos Advogados da União, carreira que integra uma Função Essencial à Justiça.

A Advocacia Pública que defendemos é a Advocacia de Estado, que consiste na defesa altiva e independente do Estado brasileiro, dos direitos da população brasileira e, principalmente, do Estado Democrático de Direito.