(61) 3344-4386 [email protected]

A Associação Nacional dos Advogados da União (ANAUNI) expressa seu veemente repúdio ao discurso de ódio propagado nas redes sociais, assim como aos ataques pessoais infundados às prerrogativas e atribuições na atuação técnica dos Advogados da União, que defendem os interesses da União com independência e excelência.

É fundamental destacar que a atuação dos Advogados da União é norteada pelos mais altos padrões de qualidade jurídica e imparcialidade. Estes profissionais exercem suas funções com um comprometimento profundo com a técnica, a independência e a excelência, sendo totalmente inaceitável qualquer tentativa de desqualificação de sua atuação profissional através do discurso de ódio e da disseminação de desinformação.

Os Advogados da União desempenham uma missão constitucional de defesa das políticas públicas e dos atos do Poder Público, se mantendo dedicados à promoção do desenvolvimento do país, à defesa dos poderes da República e, sobretudo, ao Estado Democrático de Direito.

A ANAUNI repudia, com firmeza, qualquer discurso de ódio, intimidação e ataques pessoais a um agente público no exercício regular de suas funções e prerrogativas constitucionais. O desrespeito a esses deveres e prerrogativas, implicando em ofensa à honra do advogado ou à imagem da instituição, comprometem não só a integridade e o compromisso desses profissionais, mas também violam os princípios básicos da justiça e do Estado Democrático de Direito.

Reiteramos nosso compromisso com a defesa desses valores e convidamos a sociedade a se posicionar contra o discurso de ódio e a desinformação, favorecendo um debate público construtivo e respeitoso.

A ANAUNI se mantém resoluta em sua missão de representar e proteger os Advogados da União, garantindo que possam desempenhar suas funções essenciais à Justiça com a independência, dignidade e respeito que justamente merecem.

Brasília, 20 de março de 2024.

Diretoria da ANAUNI