(61) 3344-4386 [email protected]

Ao longo de seus mais de 26 anos, a Associação Nacional dos Advogados da União – ANAUNI sempre se pautou pela observância e cumprimento dos pactos por ela firmados. Sendo assim, guardando coerência com sua história, vem informar que se mantém firme no propósito de acolher a ANAFE no Fórum Nacional da Advocacia Pública Federal – FORVM, ao passo que também a saúda por evoluir para concordância, manifestada publicamente, com o ingresso da ANAUNI no Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado – FONACATE. Esses foram, pois, os termos de acordo sugeridos pela ANAFE em janeiro deste ano, e prontamente aceitos pela ANAUNI, conforme consta de ofício emitido na ocasião por esta Associação, a pedido da diretoria daquela entidade.

A ANAUNI – exclusivamente composta por Advogadas e Advogados da União de todo o País, cuja imensa maioria figura em seu quadro associativo – enxerga o seu ingresso no FONACATE como a única forma de a carreira ser finalmente representada no organismo. Ademais, acredita que a presença, naquele fórum, de todas as entidades representativas das diversas carreiras da Advocacia Pública Federal só tenderia a fortalecer a defesa das pautas comuns, nas discussões em favor do serviço público brasileiro. Por isso vem, ano após ano, trabalhando para vencer a única resistência ainda existente à sua adesão.

Por outro lado, considera também importante que a ANAFE se some ao FORVM, coletivo de entidades da Advocacia Pública cujo principal intuito é justamente servir de instrumento para a promoção de bandeiras convergentes e a busca pela solução de eventuais divergências entre seus integrantes, sempre primando pela coexistência pacífica das entidades e pelo respeito às atribuições e espaços das distintas carreiras. É com esse espírito que o FORVM – hoje composto por ANAUNI, ANAJUR e SINPROFAZ – receberá de volta, em breve, a ANPPREV, momento em que novamente terá em seu quadro entidades com associados integrantes das quatro carreiras da Advocacia Pública Federal.

Esse movimento de aproximação entre entidades da Advocacia Pública ganha importância em um cenário de reativação da Mesa Permanente de Negociação entre o Governo Federal e o serviço público e de perspectiva da volta das discussões sobre uma reforma administrativa. Possibilitaria ainda a soma de esforços no sentido de sanar problemas históricos na Advocacia-Geral da União, como a falta de uma carreira de apoio regulamentada e estruturada.

Ademais, caso a composição de ingresso recíproco (da ANAFE no FORVM e da ANAUNI no FONACATE) finde exitosa – o que se espera –, o FORVM certamente será o ambiente propício para se discutirem, em seguida, de forma franca e com base na boa-fé mútua, outras questões julgadas relevantes pelas associações que o integram.